Hello, there! Você já ouviu falar da sigla EAFP em programação e desenvolvimento de software? Ela pode aparecer quando estamos falando de boas práticas de programação, principalmente em linguagens como Python, e representa uma maneira muito específica para lidar com erros e exceções.
Dê uma olhada abaixo e confira o que significa EAFP, e como esse princípio pode ser aplicado no seu dia a dia. Check it out!
A sigla EAFP vem da frase "Easier to Ask Forgiveness than Permission", que pode ser traduzida para o português como "É mais fácil pedir perdão do que permissão".
Ela descreve uma filosofia comum em Python e em outros contextos de programação: em vez de conferir previamente todas as condições possíveis antes de executar uma ação, você simplesmente tenta executar, e se alguma coisa der errado, corrige a exceção.
Na prática, isso significa que, em vez de gastar tempo verificando se uma chave existe em um dicionário ou se um arquivo está disponível, você simplesmente tenta acessar a chave ou abrir o arquivo e, se acontecer um erro, você lida com ele. Essa abordagem costuma deixar o código mais limpo, legível e direto, pra não dizer que economiza muito mais tempo.
Em português, não temos uma tradução equivalente, então usamos a própria sigla EAFP para descrever o mesmo princípio. Mas, se quiser uma frase que explique esse conceito, é possível dizer "é melhor agir e depois corrigir".
Now let's take a look at some examples?
Does your code follow the EAFP principle? (O seu código segue o princípio EAFP?)
Continue com a gente no nosso artigo "Vocabulário em inglês essencial para ADMINISTRADORES DE REDES". See you!
Leia também:
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.