
Hello, there! Você já viu ou ouviu as siglas IDS e IPS? Elas costumam aparecer quando o assunto é segurança da informação e representam medidas importantes que podem ser usadas para evitar problemas com ataques maliciosos.
Se você tem essa dúvida, dê uma olhada abaixo para aprender exatamente o que significa cada uma dessas siglas e qual é a diferença entre elas. Check it out!
Qual é a diferença entre IDS e IPS?
IDS
A sigla IDS significa "Intrusion Detection System", ou seja, "Sistema de Detecção de Intrusão".
Esse tipo de sistema detecta atividades suspeitas dentro de uma rede ou sistema, mas não age automaticamente. O IDS apenas emite um alerta aos administradores sobre comportamentos que podem indicar um ataque.
Em inglês, o verbo "to detect" significa "detectar", e a palavra "intrusion" vem de "to intrude", que quer dizer "invadir". Ou seja, o IDS é literalmente um sistema que detecta invasões.
Take a look at some examples:
- The IDS detected unusual traffic from an external IP address. (O IDS detectou um tráfego incomum vindo de um endereço IP externo.)
- An IDS helps network administrators identify potential attacks. (Um IDS ajuda administradores de rede a identificar possíveis ataques.)
- We use an IDS to monitor our internal network. (Usamos um IDS para monitorar nossa rede interna.)
IPS
Já a sigla IPS significa "Intrusion Prevention System", ou seja, "Sistema de Prevenção de Intrusão". Enquanto o IDS apenas detecta invasões, o IPS vai além: ele previne que essas invasões aconteçam, tomando medidas para bloquear o tráfego malicioso automaticamente.
Aqui vale prestar atenção à palavra "prevention", que vem de "to prevent" e que significa "prevenir".
Check out these examples:
- The IPS blocked several malicious packets before they reached the server. (O IPS bloqueou vários pacotes maliciosos antes que chegassem ao servidor.)
- An IPS can stop attacks in real time. (Um IPS pode impedir ataques em tempo real.)
- Unlike an IDS, an IPS takes immediate action to protect the network. (Ao contrário de um IDS, um IPS toma uma ação imediata para proteger a rede.)
Resumindo, um IDS é como um alarme que avisa quando existe um problema em potencial. Já um IPS é como uma porta automática que se tranca sozinha quando percebe alguma coisa de errado. Cada situação vai exigir um sistema diferente: em alguns momentos é interessante usar um IDS para evitar que o sistema seja bloqueado desnecessariamente, já em outros o IPS é a melhor opção, para interromper qualquer forma de ataque logo no início e evitar problemas maiores.
Can you think of examples where you would use each one? (Você consegue pensar em exemplos de onde usaria cada um deles?)
Continue estudando com a gente no nosso artigo "Você conhece a sigla FDD em desenvolvimento de software?". See you!