Hello, there! Você já ouviu falar em design thinking? Essa é uma abordagem de solução de problemas muito popular e que tem 4 regras que formam a sua base.
Continue lendo para conhecer quais são essas 4 regras do design thinking. Let's go!
As 4 regras do design thinking
O que é design thinking?
Design thinking é uma abordagem de solução de problemas que coloca o usuário como centro da questão. As ferramentas e técnicas usadas para solucionar esses problemas são retiradas de processos comuns ao design (como processos de UX ou de UI), por isso o objetivo é encontrar soluções que vão de encontro com as necessidades desse usuário, em vez de se concentar apenas no problema.
Apesar do nome, o design thinking pode ser aplicado a praticamente qualquer tipo de problema em qualquer tipo de negócio. Podemos, por exemplo, desenhar uma jornada de como um novo paciente é recebido em um hospital, ou como um consumidor encontra as coisas de que precisa em um supermercado.
Com isso em mente, existem 4 regras que sempre devem ser consideradas durante o processo de design thinking.
1. The Human Rule: design is social in nature (A Regra Humana: o design é social em sua natureza)
Qualquer design, não importa o contexto, é social, porque tem o ser humano no centro de tudo. O design deve ser centrado no usuário, entendendo suas necessidades, como ele pensa e se comporta etc.
2. The Ambiguity Rule: ambiguity is inevitable (A Regra da Ambiguidade: a ambiguidade é inevitável)
Não temos um conhecimento completo e nem podemos controlar o nosso contexto, então não devemos buscar uma solução perfeita. Em vez disso, precisamos abraçar a ambiguidade e buscar soluções novas observando o problema de pontos de vista diferentes.
3. The Redesign Rule: all design is redesign (A Regra do Redesign: todo design é redesign)
Como todo design tem o ser humano no centro e as necessidades humanas nunca mudam, então todo design é, na verdade, um redesign de alguma solução proposta anteriormente para atender uma necessidade que sempre existiu.
4. The Tangibility Rule: making ideas tangible facilitates communication (A Regra da Tangibilidade: tornar ideias tangíveis facilita a comunicação)
A prototipação permite que o designer teste a sua ideia e a comunique com mais eficiência. Além disso, um protótipo bem feito ajuda o designer a entender quais aspectos da sua ideia estão funcionando e quais precisam ser ajustados.
Interesting, isn't it? Continue estudando com a gente no nosso próximo artigo: "Ícones de menu em design de interfaces". See you!