Hello, there! Você já ouviu alguém dizer que uma interface ou animação ficou "jank"? Essa expressão é bem comum em desenvolvimento de software, principalmente em front-end, design de interfaces e apps que precisam de performance suave, então entender o que ela significa pode te ajudar a se comunicar melhor com outros devs e designers do seu time.
Confira abaixo o que significa "jank" e quando ela pode ser usada em inglês. Check it out!
A palavra "jank" é usada de maneira informal para descrever um comportamento travado, inconsistente, ou com baixa fluidez em animações, rolagens ou interações em uma interface. Em português, podemos dizer que a tela deu uma "engasgada", uma "travadinha", teve um "lag", ou até dizer que "não ficou liso".
Por exemplo, se você faz uma animação em um app e ela não acontece de forma suave, pulando frames ou apresentando pequenas travadas, isso é chamado de jank. O problema é que isso compromete a experiência do usuário, então se torna um problema que as equipes de desenvolvimento tentam evitar, principalmente em apps mobile e aplicações web que exigem alta performance visual.
Não existe uma certeza da origem dessa expressão, mas "jank" provavelmente surgiu como uma gíria derivada da palavra "junk" (que significa "lixo", "tralha"), para descrever algo malfeito ou que não funciona direito. Já em desenvolvimento de software acabou ganhando esse sentido específico de travamentos ou problemas de performance perceptíveis.
Now let's take a look at some examples?
Have you ever dealt with jank in your projects? (Você já teve que lidar com essas travadinhas em seus projetos?)
Continue com a gente no nosso artigo "Você sabe o que significa RAGE QUIT em programação?". See you!
Leia também:
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.